A injeção de plásticos avançou ao longo dos últimos anos e é utilizada para a criação de peças variadas, visando alcançar qualidade, eficiência e possibilitar versatilidade
A injeção de plásticos é um processo fundamental para a criação de peças para as mais variadas indústrias.
O método avançou ao longo dos últimos anos e é utilizado para a criação de peças variadas, visando alcançar qualidade, eficiência e possibilitar versatilidade.
Pensando nisso tudo, a injeção de plásticos é útil para os mais variados ramos, tendo como principal objetivo garantir que entregue materiais resistentes e duráveis, que complementam projetos ou que são usados no cotidiano de inúmeros brasileiros.
Nós trouxemos algumas informações detalhadas para que entenda o que é a injeção de plásticos e sua importância para os mais variados setores da indústria nacional, confira a seguir:
A injeção de plásticos é um processo de fabricação utilizado para produzir peças plásticas em larga escala. É um dos métodos mais comuns e eficientes para a produção de objetos plásticos complexos e precisos.
Dessa forma, é possível alcançar como resultado uma peça de alta qualidade, independentemente de qual seja
O processo de injeção é feito sob medida de acordo com o tipo de produto que se visa obter a partir da injeção. Ou seja, é preciso escolher os grânulos do tipo de matéria-prima mais adequada, para que possa utilizar em cilindro aquecido, visando que o material fique líquido e possa formar um polímero fundido.
Dessa forma, o polímero será injetado no molde por meio de uma máquina de injeção. Na sequência, o produto é resfriado e solidificado dentro do molde, para que possa adquirir a forma desejada.
Apesar de parecer um processo muito complexo, quando se tem clareza sobre os objetivos a serem alcançados é possível fazer em apenas alguns segundos.
Uma vez que o polímero é escolhido com cuidado e o molde é previamente adquirido. No caso dos trabalhos mais simples, em aproximadamente 15 segundos é possível obter a peça pronta para resfriamento.
E no caso de injeção plástica de peças mais complexas, o tempo de produção sobe para aproximadamente 30 segundos.
Portanto, é uma produção relativamente rápida, que garante material de qualidade e que permite a produção de muitas peças com agilidade.
Sendo um ciclo que pode ser repetido automaticamente na indústria de plásticos, para que se tenha inúmeras peças para atender a demanda de pedidos.
Após a solidificação do plástico no molde, a peça é ejetada e o molde fica pronto para que seja novamente utilizado, possibilitando uma alta produtividade dependendo da disponibilidade de equipamentos da indústria.
Basta uma rápida olhada ao seu redor e será possível perceber inúmeros produtos que foram fabricados pela indústria de plástico.
Afinal, peças de veículos, produtos eletrônicos, embalagens, brinquedos, produtos médicos e muitas outras coisas são fabricadas a partir do plástico.
Outro fator importante em relação à versatilidade é que, a injeção de plásticos oferece a possibilidade de usar uma ampla variedade de tipos de plástico. Dessa forma, é possível atender diferentes requisitos de desempenho, propriedades mecânicas e características estéticas das peças.
Portanto, cada projeto precisa ser cuidadosamente idealizado, analisando as propriedades da matéria-prima que será utilizada.
De modo que, seja possível alcançar um resultado de alto padrão, contribuindo para que se tenha eficiência no uso da peça.
A produção de peças feitas a partir da injeção de plásticos se dá em etapas, tendo como principal objetivo alcançar um material de qualidade, confira mais detalhes:
Antes de mais nada, é necessário criar o projeto da peça que será produzida. Isso envolve a definição das dimensões, forma, características e funcionalidades desejadas. É importante considerar os requisitos técnicos e as restrições do processo de injeção de plásticos durante o design.
Dessa forma, é possível dar asas à imaginação criando um projeto totalmente eficiente e que poderá ser executado de fato.
Afinal, de nada adianta desconsiderar os fatores técnicos durante a criação, afinal, acaba sendo inviável dar vida ao produto conforme era desejado inicialmente.
Tendo em mente a peça desejada, o molde é feito de aço ou alumínio e possui uma cavidade que corresponde à forma da peça final. O design do molde leva em consideração o fluxo do plástico fundido, o resfriamento adequado e a facilidade de ejeção da peça.
Dessa forma, o molde é criado com o objetivo de garantir que a peça seja confeccionada exatamente como foi pretendido inicialmente. Mas com o cuidado de garantir que seu uso seja prático.
Afinal, um molde eficiente é mais fácil de usar, garantindo que a sua complexidade não desencadeia demora no uso.
Uma vez que, moldes muito complexos diminuem a capacidade produtiva, aumentando o custo de produção da peça.
Portanto, o design de molde é algo muito importante de ser considerado sempre que se está desenvolvendo algum produto.
É importante selecionar o plástico de acordo com as propriedades desejadas para a peça final. De modo que, se tenha um bom resultado de resistência e qualidade da peça por ter havido uma boa seleção de matéria-prima.
O polímero fundido é injetado na cavidade do molde sob alta pressão por meio de um bico de injeção.
A pressão ajuda a garantir que o plástico preencha completamente a cavidade do molde e possa assumir a forma desejada. De modo que, seja possível ter uma peça fabricada com excelência.
Uma vez que o plástico é injetado no molde, ele começa a esfriar e solidificar. O tempo necessário para o resfriamento varia dependendo do tipo de plástico e das dimensões da peça. O resfriamento adequado é importante para garantir a qualidade e a estabilidade dimensional da peça final.
Quando a peça está devidamente sólida, ocorre a abertura do molde e ejeção da peça. Dependendo da indústria, um sistema de ejeção, como pinos ou placas é usado para auxiliar na remoção da peça do molde.
O que também depende diretamente da necessidade. Em alguns casos, é possível fazer o processo de ejeção contando com a colaboração de um profissional. Tudo irá depender diretamente do porte da empresa e equipamentos disponíveis.
Dependendo dos requisitos da peça final, pode ser necessário realizar operações de acabamento, como rebarbação, polimento, pintura ou montagem de componentes adicionais.
Obviamente, quanto maior é o pós-processamento, maior é o tempo necessário para que se possa entregar a peça final.
E isso se reflete em custo mais alto de produção. Portanto, é interessante sempre pensar no design de produto usando o conceito “menos é mais”. Justamente para que se tenha processos simplificados, que permitam custos baixos e qualidade.
Aspecto que vai contribuir para que as solicitações de peças sejam atendidas rapidamente, visando alcançar excelência em curto tempo hábil.
Durante todo o processo de produção, é realizado um controle de qualidade para garantir que as peças atendam aos requisitos especificados. Isso pode incluir inspeções visuais, medições dimensionais, testes de resistência, entre outros.
Por ser um processo muito automatizado, é natural que o controle de qualidade aprove mais de 90% das peças produzidas.
Dessa forma, temos eficiência de produção e redução de custos, evitando que as peças apresentem falhas que são responsáveis por ocasionar o descarte do item já produzido.
Afinal, quanto mais peças com falhas, maior é o custo, gerando a necessidade de reiniciar o processo de produção para atingir o número pretendido de peças com qualidade.
Atualmente a injeção de plásticos é utilizada em diversos setores. O que faz com que seja possível ter ótimos resultados.
Afinal, o plástico é excelente em qualidade, oferece bom custo benefício e possibilita o desenvolvimento de inúmeros produtos.
Pensando nisso, trouxemos alguns dos principais setores que fazem uso de injeção de plásticos para a fabricação de variadas peças, confira:
A indústria de alimentos precisa de uma série de embalagens para que tenha condições de entregar seus produtos com qualidade, evitando contaminações e uma série de problemas ao armazenar os alimentos.
Por isso, é uma das indústrias que mais recorre ao uso de injeção de plásticos. Algumas delas controlam até mesma a fabricação de seus próprios recipientes, contando com uma divisão da indústria somente com o objetivo de produzir as embalagens.
Aspecto que é importante nesse caso para que seja possível controlar custos e qualidade da embalagem. Mas indústria de alimentos de menor porte é parceira de indústrias de embalagens.
O que faz com que seja possível ter um bom resultado a partir da parceria. Tendo como principal objetivo que a indústria de alimentos possa entregar qualidade para seus consumidores.
Não é raro que as pessoas fiquem chocadas ao saber que a injeção plástica é usada para a fabricação de uma ampla gama de componentes automotivos.
Tendo em vista que, para-choques, grades, maçanetas, revestimentos internos, suportes, entre outros, são acessórios essenciais para os veículos.
A indústria automotiva se desenvolveu muito com o uso de peças de injeção plástica. Uma vez que, os acabamentos internos dos veículos ganharam qualidade com o avanço da tecnologia.
Atualmente, um painel é muito diferente daquele que era usado 30 anos atrás. Afinal, dezenas de novos botões e funcionalidades surgiram.
E para que isso ocorra, a indústria automotiva é dependente direta da indústria plástica. Demandando uma série de componentes.
Itens de uso diário também são produzidos a partir da injeção de plástico, como é o caso de utensílios de cozinha, escovas de dentes, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e produtos para animais de estimação.
Portanto, é bastante corriqueiro que esse tipo de produto seja parte do cotidiano dos brasileiros, mesmo quando o objetivo é reduzir o consumo de plástico.
Pessoas que se preocupam com a causa ambiental devem ter o cuidado de adotar produtos que usem plástico reciclado, por exemplo.
Bem como, podem recorrer à reciclagem de seus itens, para que possam reduzir o impacto ambiental em seus cotidianos.
Afinal, com o uso adequado, aproveitando todo o ciclo de vida do produto e com a correta destinação para reciclagem, o plástico não é um problema.
Uma vez que, ele pode voltar a ser usado para confeccionar novos produtos após passar por todo o processo de reciclagem.
A indústria de embalagens é uma das que mais utiliza plástico no Brasil atualmente. Afinal, é preciso produzir recipientes, tampas, potes, bandejas e blister packs.
Além das embalagens que são comumente usadas para os produtos, também é preciso desenvolver peças a partir da injeção plástica para atender a demanda de armazenamento de itens de higiene pessoal, cosméticos e produtos farmacêuticos.
Portanto, é uma indústria muito forte, que usa o plástico com foco na visibilidade do produto e na possibilidade de personalizar as informações.
Tendo em vista que, rótulos e detalhes impressos nas embalagens ajudam a impulsionar as vendas, além de existir a necessidade de adequar o design do produto para atrair a atenção e possibilitar um uso prático, gerando interesse pelo produto.
A indústria do entretenimento também é recorrente na busca por peças de injeção plástica. Tendo em vista que, emprega a técnica na produção de brinquedos e jogos, oferecendo uma ampla gama de opções em termos de design, cores e texturas.
Dessa forma, consegue encantar crianças e jovens de todas as idades, enquanto é capaz de criar brinquedos seguros, duráveis e atraentes para os usuários.
Além de criar peças dos brinquedos, a indústria também necessita das embalagens de plástico para que seus produtos sejam atrativos.
Portanto, existe uma simbiose importante entre as indústrias, que coexistem para que seja possível alcançar um produto de alta qualidade e resistência.
Muitas pessoas não associam as novas tecnologias de saúde à área da injeção plástica. Todavia, ambos são correlacionados.
A injeção plástica é utilizada na fabricação de dispositivos médicos, como seringas, válvulas, conectores, componentes de equipamentos hospitalares e recipientes para amostras biológicas.
Para que se alcance qualidade, todos os plásticos utilizados devem atender a rigorosos padrões de segurança e esterilização.
De modo que seja possível utilizar os itens com total confiabilidade, evitando contaminações que possam colocar em risco a saúde dos pacientes.
A produção de peças para compor os produtos eletrônicos também é fundamental. Tendo em vista que, telefones celulares, TVs, eletrodomésticos, cafeteiras e outros itens são projetados contando com a injeção plástica para que funcionem perfeitamente.
Componentes de qualidade são fundamentais para a durabilidade de eletrônicos e eletrodomésticos.
Além disso, a fabricação de peças duráveis e esteticamente atraentes é importante para a conquista de bons resultados nas vendas.
Portanto, vale a pena aproveitar ao máximo essa parceria entre os setores, para que se tenha uma indústria de plástico que atende as demandas e entrega componentes eficientes, resistentes, duráveis e que promovem total eficiência de uso.
Em alguns casos, a injeção de plástico é aplicada na fabricação de peças e componentes utilizados na construção civil, como tubos, conexões, perfis e sistemas de drenagem.
Para que se tenha a máxima qualidade e resistência, é interessante que seja utilizada a matéria-prima mais adequada na construção civil.
De modo que, se tenha um material de excelência aplicado ao projeto, garantindo a máxima qualidade e durabilidade.
A escolha da matéria-prima é muito importante como parte do processo de fabricação de peças plásticas. Uma vez que, permite ao usuário a obtenção de benefícios por estar fazendo uso da melhor matéria-prima possível na confecção da peça.
A fabricação de móveis e peças de decoração para os lares pode ser feita a partir da injeção plástica.
É possível desenvolver cadeiras, mesas, jarros, suportes, bases de apoio, organizadores e uma infinidade de peças usando a injeção plástica.
Portanto, é possível aproveitar a leveza, resistência, design flexível e possibilidade de personalização que o plástico proporciona para ter um resultado satisfatório no design de seu lar.
De modo que, se possa alcançar um ambiente acolhedor, agradável e que faz bom uso de materiais inteligentes e recicláveis.
A injeção plástica é aplicada na fabricação de equipamentos esportivos, como capacetes, calçados, bolas, proteções, raquetes e muitos acessórios esportivos.
Tendo em vista que, os plásticos fornecem características específicas, como resistência ao impacto, flexibilidade para a peça já produzida, leveza e design ergonômico que facilita o uso.
Tudo isso faz com que seja muito eficiente a utilização de peças produzidas a partir do plástico. De modo que, se tenha um bom resultado em partidas e competições que utilizam o material plástico na sua composição.
Os jogadores de alto nível precisam de equipamentos e acessórios que possam trazer leveza, versatilidade e que possuem um design ergonômico, que ajudam no desempenho durante as disputas.
Além da ampla gama de possibilidades em formas e tamanhos de produtos produzidos para os mais variados setores, a injeção de plásticos tem uma série de outros benefícios, são eles:
A injeção de plásticos é um processo altamente eficiente e automatizado. Isso é importante para alcançar baixos custos de produção, sem abrir mão de qualidade e agilidade nos processos.
Portanto, é interessante recorrer ao modelo de produção para que se tenha qualidade e eficiência, visando alcançar bons resultados a partir das peças.
Como já foi dito anteriormente, a injeção de plásticos é um processo rápido, que leva apenas 15 a 30 segundos dependendo do maquinário usado e da complexidade do molde em questão.
Por isso, é um método de fabricação muito interessante quando existe uma demanda por grandes volumes de peças.
O que faz com que seja possível alcançar um custo baixo sem abrir mão de eficiência, entregando o pedido com rapidez.
Algumas peças precisam de pós-processamento, o que faz com que o processo fique mais lento. No entanto, ainda é um método muito eficiente de produção.
O processo de fabricação de peças a partir da injeção de plásticos oferece alta precisão dimensional, garantindo que as peças produzidas tenham medidas e tolerâncias exatas conforme especificado no projeto.
Isso é muito importante para que o projeto funcione perfeitamente conforme o planejado desde o início.
Principalmente quando se trata de produtos para crianças, automóveis e outros projetos nos quais a precisão está intimamente ligada à segurança.
Além disso, o uso de moldes e máquinas controladas por computador garante a reprodução exata das peças, minimizando variações e defeitos.
Os plásticos usados na injeção possuem boa resistência à temperatura. Portanto, podem sofrer variações térmicas sem deformação ou comprometimento da funcionalidade
É possível desenvolver peças em diversos materiais como polipropileno, polietileno, poliestireno, ABS, PVC, entre outros.
Para que se possa alcançar a máxima eficiência pensando em garantir um produto que entrega a performance desejada para sua demanda.
Ao mesmo tempo em que o plástico é um material leve, o que torna as peças plásticas ideais para aplicações em que o peso é uma consideração importante.
Outro ponto importante de considerar é que os plásticos oferecem ampla gama de possibilidades em termos de formas, tamanhos, espessuras e complexidades de peças. Isso permite a fabricação de uma variedade de produtos plásticos para diversas indústrias.
Seja para adequar a peça a geometrias complexas ou para outras demandas, é possível utilizar o design inovador e funcional ao mesmo tempo.
A Plastibras é uma empresa com mais de 25 anos de atuação na injeção de plásticos. Somos uma indústria de plástico com tradição, que atua utilizando métodos modernos de produção e conta com equipamentos de alta qualidade e eficiência, sempre voltados para atender nossos clientes com o máximo rigor e eficiência.
Por isso, nosso time está sempre preparado para atender as demandas de variadas indústrias, tendo como objetivo agregar em qualidade a cada atendimento.
Fabricamos desde embalagens blister até as mais variadas peças produzidas em plástico, sempre procurando usar os melhores materiais para dar vida ao que foi criado por sua imaginação.
Portanto, entre em contato! Nosso time está sempre disposto a atender a sua demanda, procurando a melhor solução para suas necessidades.