Também conhecido como "bolha" ou "blister pack", o blister é composto por uma base sólida e transparente, normalmente de plástico, e uma cobertura transparente que é selada na base
O blister para embalagens é repleto de vantagens, oferecendo benefícios não só para o cliente final, como também para a indústria que opta por utilizar esse tipo de embalagem em seus produtos.
Com método de produção eficiente, a embalagem blister se torna atrativa para o consumidor, contribuindo para que possa influenciar diretamente em sua decisão de compra no ponto de venda.
Por isso mesmo, é um tipo de embalagem que aumenta a competitividade do produto no ponto de venda, sendo interessante para contribuir com o crescimento de sua participação no mercado.
Nós trouxemos alguns pontos importantes sobre as vantagens da embalagem blister para o mercado. Visando que conheça e possa decidir se é o tipo de embalagem ideal para seus produtos. Confira tudo a seguir e tome sua decisão!
Muito embora a maior parte das pessoas não saiba exatamente o que é blister, quase todas elas já usaram esse tipo de embalagem na rotina sem perceber.
Também conhecido como "bolha" ou "blister pack", o blister é composto por uma base sólida e transparente, normalmente de plástico, e uma cobertura transparente que é selada na base.
O blister é frequentemente utilizado para embalar pequenos itens, como comprimidos, cápsulas, pílulas, suplementos vitamínicos, peças de eletrônicos, bijuterias, pilhas, cartões de memória, entre outros. Ele proporciona uma embalagem segura, protegendo o produto contra danos, umidade e contaminação, ao mesmo tempo em que permite que o consumidor veja o item antes de comprá-lo.
Uma das vantagens do blister é que ele facilita a exposição e exibição dos produtos em estabelecimentos comerciais, como farmácias, supermercados e lojas de varejo. Além disso, o blister pode conter informações relevantes, como instruções de uso, dosagem, composição e data de validade, impressas em um cartão ou folha inserida na embalagem.
Existem diferentes tipos de blisters, incluindo os blisters de cartão, em que a base é feita de papelão ou cartolina, e os blisters nos quais a base é formada a partir de um molde aquecido, para se ajustar ao produto.
Seja qual for o tipo de blister ideal para atender sua demanda, o material é resistente e oferecerá uma boa embalagem para exibir seus produtos e contribuir para todo o processo de venda se tornar muito mais eficiente.
Afinal, é preciso pensar em todos os detalhes para que o produto seja competitivo em seu mercado.
O processo de produção da embalagem blister é dividido em etapas, de modo que se tenha eficiência em todos os processos para que seja possível entregar uma embalagem de alta qualidade ao cliente final.
Para ter um panorama geral, nós traçamos as principais etapas do processo de produção da embalagem blister, confira a seguir quais são as etapas mais comuns:
Tudo começa na definição do design da embalagem blister. Tendo em vista que é preciso determinar o tamanho adequado do blister, o formato da base e da cobertura, bem como a localização dos encaixes ou espaços para o produto.
De modo que seja possível incluir todas as informações do item na embalagem e ainda seja possível garantir uma adequação do espaço interno para que o produto fique bem armazenado.
Dessa forma, é possível ter um impacto visual interessante ao expor o produto na gôndola do ponto de venda.
Bem como, é possível garantir que o molde perfeitamente adequado para o produto evite que ele sofra danos e avarias durante o processo de deslocamento entre a fábrica e o ponto de venda.
Com o design desejado já definido, é criado então um molde para formar a base do blister. Dessa forma, o plástico é trabalhado para que se tenha o molde perfeito da embalagem do produto.
Após a definição do molde, é fabricada a primeira unidade, podendo usar PVC (cloreto de polivinila), PET (tereftalato de polietileno) ou PP (polipropileno).
De modo que a folha do material seja aquecida e posteriormente injetada no molde, para que se tenha o blister perfeito conforme o design pretendido.
Em alguns processos, o produto é embalado no blister, para que possa ser devidamente encaixado, e as próximas etapas de conclusão da embalagem possam ser executadas.
O objetivo dessa etapa é acomodar o produto de forma segura, garantindo que todos os benefícios da embalagem blister possam ser alcançados, como a proteção do item.
Trata-se da fase de criar a cobertura que recobre o blister para proteger o produto. Geralmente é feita com material transparente, para que seja selada à base por meio de um processo de aquecimento e pressão, ou utilizando adesivos específicos.
O primeiro molde é criado e a embalagem é testada para aprovação. Visando que na sequência possam ser feitas todas as unidades desejadas para atender a demanda da empresa.
Antes de ser embalado, o blister passa por um processo de impressão, onde informações como logotipos, instruções ou códigos de barras são adicionados à embalagem para que ela seja personalizada conforme desejado.
Além disso, podem ser aplicados cortes para facilitar a abertura do blister pelo consumidor. Contribuindo para que a embalagem seja fácil de manusear.
Geralmente quando é a primeira vez que o processo é feito para um produto, após concluir a impressão e acabamento a embalagem passa por um processo de análise e aprovação. Visando que o protótipo possa ser analisado em todos os detalhes.
A partir disso, é possível fazer pequenos ajustes quando necessário e dar o devido aval para que a embalagem seja produzida em larga escala. De modo que atenda toda a demanda da empresa.
Por fim, os blister são embalados e preparados para distribuição. Eles podem ser colocados em caixas, paletizados ou embalados individualmente, dependendo das necessidades do produto e da indústria.
De modo que a distribuição do produto seja facilitada em todo o país, garantindo otimização de espaço e um bom custo-benefício na distribuição.
Todo o processo é feito com maquinário moderno, para que o custo seja reduzido e a eficiência seja a melhor possível.
Sempre prezando por um processo com a máxima eficiência e redução de desperdício, para que não se tenha impacto ambiental negativo e seja possível alcançar um bom resultado com embalagem de qualidade.
O blister usado para embalagens é um tipo específico de embalagem que consiste em uma base sólida e transparente, geralmente feita de plástico, e uma cobertura também transparente que é selada na base.
Existem diferentes tipos de plásticos que podem ser usados para produzir uma embalagem blister. E a boa notícia é que esse tipo de embalagem é reciclável, atendendo aos padrões de exigência dos mercados que buscam soluções mais amigáveis para o meio ambiente.
Essa forma de embalagem é comumente utilizada para armazenar e exibir produtos de consumo, oferecendo diversas vantagens.
Uma vez que possibilitam embalar o item consumindo pouco plástico, de forma totalmente personalizada e atrativa para o cliente final.
Por isso, é possível ter ótimos resultados em diferentes indústrias ao optar por embalar os produtos usando blister.
Todavia, é interessante ter o devido cuidado para que seja possível traçar um projeto arrojado, que irá atender as expectativas de design e eficiência desejados para a embalagem.
Quando o produto tem a embalagem projetada por bons profissionais, é natural que o processo ganhe qualidade e o resultado final seja positivo. Contribuindo, inclusive, para que as vendas possam ser positivamente impactadas pelo uso do material.
As embalagens blisters são repletas de benefícios para os mais variados tipos de produtos. Pensando nisso, trouxemos uma lista resumida das principais vantagens que podem ser alcançadas com o uso desse tipo de embalagem, confira:
A embalagem blister para produtos é extremamente versátil. Aspecto que faz toda a diferença para que seu uso possa ser eficiente nos mais variados nichos.
É possível usar esse tipo de embalagem na proteção de brinquedos, bem como, na indústria da beleza entregando cosméticos com excelência para os clientes.
Tendo em vista que a embalagem protege o produto e evita vazamentos, bem como, garante que o item não seja contaminado para que não ofereça nenhum tipo de risco para o cliente final.
Portanto, é uma embalagem que agrega qualidade e que pode ser usada nos mais variados setores, visando a obtenção de resultados de excelência e que impactam o cliente final.
Uma vez que, esse consumidor recebe um produto que permite o uso com praticidade e que não tem risco de contaminação.
Portanto, vale a pena investir na aquisição de embalagem blister para proteger seus produtos, encantar os clientes e entregar a experiência que é desejada pela marca para satisfazer o consumidor final.
A embalagem blister pode ser projetada de forma personalizada, incorporando elementos de design, logotipos e cores da marca. Isso ajuda a destacar o produto na prateleira, aumentando o reconhecimento da marca e atraindo a atenção dos consumidores.
Outro ponto importante é que a embalagem blister pode ser impressa com informações como códigos de barras, números de lote e datas de validade. Isso facilita a identificação e o rastreamento dos produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Além disso, as embalagens blister transparentes permitem uma visualização clara do produto. Isso proporciona aos consumidores a capacidade de ver exatamente o que estão comprando, o que é essencial para a tomada de decisão de compra.
Dependendo de qual é o setor de utilização, também é possível aproveitar que a embalagem blister para produtos pode fornecer uma experiência tátil agradável para o consumidor. Ela pode ter uma superfície lisa e agradável ao toque, transmitindo uma sensação de qualidade e cuidado.
Portanto, é uma personalização completa e que agrega qualidade, contribuindo para que o cliente tenha uma experiência excelente e isso possa se refletir no desejo de continuar comprando os produtos da marca.
A embalagem blister é eficaz na proteção dos produtos contra a entrada de umidade. Uma vez que, ela impede que a umidade do ambiente externo entre em contato direto com os produtos, mantendo-os secos e em bom estado. O mesmo é válido para proteger os itens contra poeira e sujeira. Além de evitar o contato com eventuais partículas ou contaminantes.
No mais, a embalagem blister é especialmente útil para produtos líquidos ou cremosos, pois evita vazamentos indesejados. Ela mantém os produtos selados e protegidos, evitando derramamentos acidentais.
Uma vez que, é uma embalagem capaz de manter os produtos em um ambiente higiênico. Garantindo o isolamento do contato direto com as mãos dos consumidores e outros agentes externos, reduzindo o risco de contaminação.
Dessa forma, toda a qualidade do produto é mantida, mesmo que exista uma significativa distância entre o período no qual houve sua produção e a data de venda para o cliente final.
De baixo custo de aquisição, a embalagem blister também é fácil de armazenar e empilhar, entregando eficiência e baixo custo para a empresa que a utiliza.
O blister para produtos é capaz de promover proteção do item, evitando sua contaminação durante o processo de transporte ou manuseio no ponto de venda, o que também reduz custos com perdas e avarias dos itens fabricados.
Aspecto que é fundamental para que a empresa alcance a máxima eficiência na otimização de seus custos. Garantindo que possa ter um bom resultado comercial no curto e longo prazo.
A embalagem blister é projetada para ocupar o mínimo de espaço possível. Ela é compacta e se encaixa perfeitamente no produto, otimizando o espaço de armazenamento e transporte. O que também reduz custos, evitando a necessidade de manter uma estrutura maior para armazenar os itens ou transportá-los com eficiência.
Outra grande vantagem da embalagem blister é que ela é confeccionada sob medida para atender à necessidade do seu produto especificamente.
Aspecto que é um grande diferencial para que o item fique bem armazenado, evitando contaminações, danos por pancadas e uma série de outros problemas que são comuns quando o produto está em condições ruins de armazenamento.
O fato de a embalagem ser sob medida também é interessante por agregar visualmente. Evitando que o produto fique desorganizado na prateleira.
Por existir um espaço pré-determinado, o item sempre estará com boa aparência, fixado na posição inicialmente imaginada para ele.
Dessa forma, ele sempre estará bem posicionado na prateleira de venda, contribuindo para chamar a atenção do cliente, influenciando na decisão de compra.
Afinal, é uma embalagem com transparência que revela tudo que o produto tem de melhor e incentiva o interesse do cliente pelo item.
A embalagem blister oferece uma camada protetora que ajuda a evitar danos físicos aos produtos durante o transporte, manuseio e armazenamento. Ela protege contra impactos, arranhões e quebras.
O que é fundamental em um país como o Brasil. Tendo em vista que os produtos percorrem grandes distâncias entre o ponto de fabricação e o de venda.
Seja qual for a indústria, é necessário que o produto chegue com qualidade no ponto de venda, para atrair o cliente final.
Por isso mesmo, é fundamental pensar em embalagens que ofereçam essa proteção física, visando reduzir custos com perdas e avarias ao longo do processo de distribuição.
O que é muito importante para reduzir os custos da empresa e garantir que o produto chegue ao cliente final com a qualidade inicialmente desejada.
Ser uma boa embalagem no quesito proteção não significa dificuldade de manuseio! Na realidade, a embalagem é fácil de ser armazenada e empilhada, o que reduz a necessidade de espaço e otimiza seu uso no dia a dia.
A embalagem blister é geralmente feita de materiais robustos, como plástico resistente ou papelão, que oferecem durabilidade. Isso garante que os produtos sejam protegidos durante toda a cadeia de fornecimento, desde a fabricação até o ponto de venda final.
Além disso, a embalagem blister ajuda a estender a vida útil dos produtos. Ela protege os produtos contra condições ambientais adversas, como luz, umidade e oxigênio, que podem afetar sua qualidade e durabilidade das peças.
Portanto, é muito relevante para os mais variados tipos de produtos. Uma vez que existe um período considerável entre a produção e a efetiva entrega de produtos para clientes finais do varejo.
Ter uma embalagem capaz de evitar o contato com as mais variadas substâncias que diminuem a vida útil do produto é indispensável, de modo que, o produto seja mantido íntegro e o cliente tenha uma ótima experiência de uso após a aquisição.
A embalagem blister pode ser projetada com mecanismos de fácil abertura, como bordas pré-cortadas ou ranhuras. Isso facilita a abertura da embalagem pelo consumidor, garantindo conveniência e praticidade.
O que é excelente para o uso da embalagem na indústria dos brinquedos, por exemplo. Além disso, o design e abertura são úteis na prevenção de adulteração. Uma vez que a embalagem dificilmente será fechada novamente sem apresentar sinais óbvios de violação, garantindo a autenticidade e a segurança do produto.
A embalagem blister pode incluir informações importantes, como instruções de uso, composição, data de validade, precauções e avisos de segurança. Essas informações ajudam os consumidores a utilizar corretamente o produto.
Além disso, tudo na embalagem é pensado para que o produto se torne mais atraente e chamativo na prateleira.
O que é ideal para capturar a atenção dos consumidores, destacando-se entre outros produtos concorrentes.
Quem lida com um público mais exigente pode aproveitar que a embalagem é totalmente reciclável, agregando valor ao produto.
Além disso, algumas embalagens blister são feitas de materiais recicláveis ou compostáveis, o que ajuda a reduzir o impacto ambiental. E ainda assim, elas podem ser recicladas ou decompostas após o uso de forma segura, contribuindo para a sustentabilidade.
Portanto, é o tipo de material que atende aquele cliente mais exigente que busca uma solução ambientalmente saudável para todas as suas aquisições.
Afinal, nos últimos anos, muitos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por produtos de empresas que são mais sustentáveis e preocupadas com o meio ambiente.
É útil destacar que todas as vantagens podem variar de acordo com o tipo específico de embalagem blister e o setor de mercado em que é utilizado.
No entanto, o melhor de tudo é que ter uma embalagem de qualidade agrega no resultado final do produto e contribui positivamente para que seja possível se tornar líder de mercado.
Já que a empresa demonstra se preocupar com absolutamente todos os detalhes de seus produtos, visando atrair clientes e entregar uma experiência incrível. A embalagem é parte importantíssima de toda experiência e o blister é um grande aliado nesse processo de conquistar clientes e mantê-los satisfeitos com o produto adquirido.
A Plastibras é uma indústria de plástico especializada em embalagens blister para as mais variadas demandas.
Nós temos mais de 25 anos de mercado, atendendo as mais variadas demandas. Com maquinário moderno e time qualificado, conseguimos entregar embalagens de alto padrão de excelência, visando atender as especificidades de cada segmento.
Aproveite que agora já conhece as principais vantagens para usar blister para produtos, seja blister para brinquedos, blister para cosméticos, blister para metais sanitários ou outras áreas de atuação.
Tendo em vista que o blister para produtos se mostra uma ótima opção, impactando diretamente nos resultados que a empresa pode alcançar com seus produtos sendo bem representados nos pontos de venda.
Afinal, uma embalagem bonita e funcional chama a atenção e entrega tudo que o potencial consumidor espera. Contribuindo para que seja possível ter ótimos resultados a partir da aquisição da embalagem blister fabricada para ajudar a vender seus produtos e manter os clientes satisfeitos.
Entre em contato com a nossa equipe, obtenha um orçamento e comece a utilizar blister para embalagem de seus produtos, contando com toda a expertise de uma indústria de plásticos que está há tantos anos no mercado mantendo seus clientes satisfeitos.